O QUE É AIRSOFT?

           Airsoft é um esporte que simula situações diversas de combate. Para isso são utilizados equipamentos que daqui para frente chamaremos de Airsoft Guns (ASG’s), que disparam esferas de plástico, PVC ou material biodegradável chamadas de BallsBearings (BB’s) e que possuem em sua maioria 6 mm de diâmetro. Os equipamentos e vestimentas são bem parecidos com os reais, para garantir o realismo do jogo.

             O Airsoft foi criado no Japão na década de 70, quando algumas empresas começaram a produzir armas realísticas que disparavam projéteis de plástico, pois armas de fogo eram e continuam sendo proibidas no Japão. Essas armas eram utilizadas por colecionadores e pela indústria cinematográfica. Ao longo do tempo eles descobriram que poderiam simular batalhas e realizar treinamentos militares com estas armas e assim surgiu o Airsoft.
 

         Hoje, tornou-se um esporte amplo, em constante crescimento, e com uma indústria especializada em vários continentes. É praticado em vários países, entre eles: Portugal, USA, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Filipinas, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega e etc.

 

           O Jogo Tático em Equipe consiste num desporto com inspiração na simulação tático-militar, colocando em confronto duas ou mais equipes de número indefinido de elementos com missões estabelecidas em ambiente rural ou urbano, cujos jogadores são munidos de ASGs (Airsoft Guns), que disparam pequenas esferas plásticas de forma automática ou semiautomática, através de gás comprimido ou por ação de mola.

           Os objetivos de jogo são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipe adversária, captura de um objeto ou jogador assinalado, escolta, ataque ou defesa de perímetro, entre outros. O Airsoft, além de proporcionar encontros e agradáveis, convívios entre os praticantes, enaltece a camaradagem e a honra.

             É um jogo que desenvolve em seus praticantes noções de tática, lógica, coordenação, orientação, técnicas de sobrevivência, furtividade e condicionamento físico. Contudo, não incentivamos o uso de violência, muito menos filiação a qualquer grupo militar, paramilitar, separatista, revolucionário, criminoso ou religioso.

       Essa é uma atividade que prima pela diversão proporcionada aos seus praticantes, simulando cenários de desafios e conquistas. Airsoft é esporte, diversão, inteligência, trabalho em equipe e muito mais.

          Confundido com o Paintball, o Airsoft difere do mesmo de forma imediata, pois utiliza munições que não pintam o jogador atingido. Dessa forma, apela à honra do jogador e ao seu Fair-Play perante os camaradas adversários. A munição utilizada no Airsoft não tem a mesma violência do impacto causada pelas bolas do Paintball, reduzindo o equipamento básico de segurança necessário a apenas um óculos.

RISCOS DO AIRSOFT

No Airsoft existem dois tipos de risco, o risco específico e o ambiental. Quer saber mais sobre estes riscos?

LEGISLAÇÃO

Você sabia que o estado do Rio de Janeiro tem uma legislação própria voltada ao Airsoft?

CONHEÇA OS NOSSOS PARCEIROS